Total de visualizações de página

Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONSTRUINDO MEU ATELIÊ COMEÇANDO PELA ENTRADA E CHEGANDO POR ENQUANTO ATÉ A SALETA PARA RECEBER VOCÊ COMO VISITA...


Oi pessoal !
Hoje resolvi postar algo da minha vida, quero mostrar mais um pouquinho de mim, então resolvi mostrar o ateliê que eu mesma aos pouquinhos do jeito que vai dando eu estou construindo.

Bom, após a postagem do banheiro todo reciclado, todos ficaram sabendo que o meu sonho era construir um ateliê baseado nas cores favoritas da Frida Kahlo (minha ídola de coração), que eram azul, verde, amarelo e vermelho e agora com a frente feita e a saleta de entrada em fase de decoração eterna...rs, eu resolvi mostrar o quanto louca eu fui.
Criei tudo sozinha, pus a mão na massa, arrumei um super ajudante o Chiquinho, pessoa maravilhosa,  que diz sempre que o melhor é trabalhar junto que separado, e enquanto o Chico recorta a parede com a tinta eu vou pintando o restante, pode acreditar!
ADOROOO  transformar e criar, e logo já começava a aparecer o espaço de meus sonhos para eu trabalhar todo RECICLADO, com o seguinte lema, nada se joga fora e sim se muda, se transforma..., Lembra??? 

            Portanto, é com muito prazer que eu apresento desde o seu início : 
             O ATELIÊ VIDA CACARECOS E RECICLAGENS!


E ai esta ele em seu primeiro dia.
                                                

E abrindo a porta a saleta estava desse jeito...sem luz, sem lustre e com muitos bagulhos, quase nem dava pra entrar.
                                        
 


Mas como limpeza faz milagres...rs!
Vassouras atacar!

Usei muita tinta branca em todas as paredes para poder ampliar o espaço pois vou te contar um segredinho, o ateliê só tem 54m²
Atinta vermelha foi para as portas e janelas e a amarela para os batentes e esquadrias

 

Após pintura a óleo feita:

Portas e janelas foram encaixadas, e olhando de longe acho que o meu cantinho já ganhava vida...



                            A parede esterna levou tinta Verde Folha e o rodapé Azul Cobalto.


Mais como mulher sempre fica em duvida, pra variar eu troquei o rodapé por Azul Claro. O que sobrou do chão do banheiro e da cozinha eu quebrei em caquinhos e fiz um chão da entrada com um super mosaico onde passei argamassa cinza escura entre os cacos para destacá-los e é obvio que lembrei do chão da varanda da minha vozinha, só que a dela era toda de caquinhos coloridos, lembram desse chão? Acredito que quase toda criança brincou sobre ele. 


E aí começam a chegar os primeiros enfeites recicláveis como este Garrafão de vinho com um bambu da felicidade dentro.  


E uma parada pra ver como ia ficando a obra, máquina na mão e um flash dispara lá de cima para registrar o conjunto da obra.


Outro enfeite reciclável chegando! Um pratinho de barro de plantinhas com o santinho cortado e colado no meio todo delineado em volta com tinta de artesanato e verniz spray para dar durabilidade e é óbvio que tinha de ser São José o padroeiro dos artesãs e carpinteiros.


Que tratei logo de pendurar na na porta na entrada para agradecer o dia que sempre se inicia


Cortei uma garrafa de vinho e pendurei com um pedaço de corrente em um porta plantas pintado de amarelo para iluminar a entrada a noite, para completar pendurei um Espírito Santo para a proteção e uma ferradura para dar sorte na criação é claro! E estes dois infelizmente não fui eu que fiz, seria reciclagem demais, ou melhor,  mentirinha demais...hehehe... 



Do lado da porta  na parede inventei esse conjunto de bromélias, uma ficou amarrada em um galho de árvore que pendurei, e como tinha achado esse pedaço de treliça no lixo, passei seladora e verniz e resolvi usá-la para prender mais bromélias, nos dois cubos de casca de coco coloquei as  de cor vinho e prendi mais  outra verde entre elas, e arranjei mais um galho com mais outra para compor o ambiente.



     E olha de longe para ver como ficou.




Tá vendo agora lá no fundo a porta aberta? Entra pode entrar e vem conhecer a minha saleta aposto que vai encontrar mais coisas recicladas.


Bom pra começar acabei passando o garrafão com Bambu para dentro bem no canto da entrada, pois no rótulo tem escrito o nome do meu irmão ( VICTOR)  e  mesmo que tenha passado verniz spray para mante-lo desisti de deixá-lo ao relento. 


Outro São José, só que este foi um presente e como queria mantê-lo no alto logo na parede da lateral na entrada eu o pus em uma saboneteira, achei bastante interessante, mas como a gente que recicla acaba sempre fazendo outras coisas...



Substitui a saboneteira pela gaveta que aprendi a fazer no curso de marcenaria do Vagnon (que aliás é o máximo!) e nela também estão dois vidros de perfume com flores sempre vivas para dar um charme.


Olhando para o teto, o lustre foi criado através de uma Caneca de Ágata e pendurado com um fio de som na cor vermelha, na caneca existem flores pintadas e perto delas estão dois imãs de borboletas que garanto que não caem, aliás, imã é imã.


Essa é a Maria gorducha feita de resto de pano e preenchida com areia para servir de peso de porta, veja como ela é vaidosa? Usa óculos de Sol e tudo!

E além de vaidosa ela é muito culta, pois quando não está segurando a porta , esta tomando conta das minhas revistas de decoração que ficam neste caixote de feira bem ao lado do sofá.



Ah isso aí quem adivinhar eu faço outro e dou de presente, pois garanto que é diferente e bem usual.


É o meu porta-chaves feito de tampa de chaleira com três parafusos para nunca perder a chave de meu ateliê  ou outra que nele pendurar, e  se reparar bem o chaveiro que está nele é feito com várias linhas de bordar ou de lã o que for melhor pra você, onde na ponta são presas miçangas que podem ser de sua cor favorita para enfeitar, após as cordinhas feitas basta dobrar ao meio e amarrá-las deixando a ponta com um espaço para por a presilha de chaveiro, fácil né?


Entre a porta da cozinha e a do banheiro eu pendurei um jogo de aparador de panelas feito de mosaico que estavam guardados a muito tempo e sem uso e que se alguém vier ao ateliê e quiser comprá-los é só falar que eu vendo rapidinho.


E de longe tudo que ia pro lixo, gaveta, aparador de panela, tampa de chaleira, vidro de perfume, garrafão de vinho, caixote de feira, juntos ficaram assim!


Ah também não posso esquecer de meu sofá, ele hoje usa as minhas cangas com pinturas do chicletes Adam´s e do Biscoito Globo para cobrir os estofados, que a minha vizinha querida ia jogar fora, já imaginou ele na lixeira ?  Foi só pintar de branco e escolher umas cangas bem legais que o problema  ficou resolvido, que bom pra mim né?!



O chão como o dinheiro é curto eu fiz de cimento queimado e para dar um acabamento bacana na decoração eu pendurei uma porta de armário com espelho que foi retirado de um armário de 1950 e que pra variar estava indo pro lixo por causa do cupim, mas esse espelho não dava para fingir que eu não tinha visto, e na parede lá foi ele ficar.


Na saída já trancando a porta achamos a chalerinha que apesar de perder a tampa para as minhas chaves,  nela foi plantada Angélica que dá florzinha roxa, uma graça!


Por fim, para você  nunca esquecer o número do ateliê e poder me visitar, prendi uma plaquinha de madeira que pintei com muitas florzinhas e nela colei  todas as pedrinhas brasileiras do colar de minha mãe que ela não usava mais, e que vivia sempre reclamando e dizendo que ficava muito pesado em seu pescoço, ah...tadinha...rs! 


FIM!


Gostou? Se quiser me ajudar a continuar a construir e enfeitar o meu ateliê, e tiver um opinião para dar, eu aguardo. Será muito bem vinda e tenho certeza que vai ajudar!
Só não repare a simplicidade, porque a casa é sua pode entrar!!!

: - )

25 comentários:

Neidinha Carvalho disse...

Um mimo, lindo em cada detalhe, parabéns pelo capricho, boa sorte e muito suceso!

Nadja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nadja disse...

Ana Martins,

Mas que Santa Criatividade, mia fia! Você acha pequeno o seu ateliê? O que é isso, menina? Dá até pra morar aí!
Vamos por partes, porque gosto de esmiuçar cada detalhe...

1) Eu tb sou fã de Frida Khalo, sabia? E tb gosto das obras do seu marido Diego Rivera. Engraçado, não é? Frida era uma pessoa profundamente conturbada, mas suas obras eram de uma vivacidade de cores sem fim, embora relatasse como pano de fundo o seu sofrimento diário. Seu ateliê ficou com cara de A Casa Azul, embora pintasse de verde. Amei!

2) Agora sei que me sugeriu... Usar o pratinho de cerâmica como quadrinho... Na hora não entendi... Vou comprar um e copiar a sua ideia, tá bão? Pode deixar que darei crédito a ela, viu?

3) Que raios de porta-chave é esse??? Que coisa "mai" linda e mineira que já vi!!!

3) E esse sofá com cara de NY? Chique e estiloso demais!

4) Me fala criatura de Deus, de onde tirou a ideia de colocar a caneca de ágata como luminária? Fantástica!

5) Esse garrafão de vinho do jeito que veio, ficou perfeito!

6) Você ainda tem um espaço legal na parte exterior do seu ateliê que poderá ser decorado com vasos de plantas e cacarecos.

7) O piso de cimento queimado ficou da hora!

Como sou xereta, vou dar um palpite... Uma foto de Frida Khalo que poderá ser retirada de revista mesmo e colocada num porta-retrato bem colorido, o que acha?

Ah, e uma placa de madeira com seu nome: Ana Martins.

Parabéns e Deus abençoe o seu caminho com muita luz!

Bjksss

Patrícia Gonçalves disse...

Parabéns, cada mimo lindo, feito com muito amor!

bjs
Paty

Cristina Gaia disse...

Que legal, admiro muito você por ter essa garra de construir tudo sozinha, parabéns, ficou muito legal seu ateliê!! Beijos.

marcela disse...

Adorei td principalmente a criatividade no uso de materiais inusitados mto original...bjs!

Luiza Mallmann disse...

Está perfeito seu espaço! O mosaico no piso ficou lindo! É, a ideia geral é esta mesma: reciclar tudo o que for encontrando, deixando com um aspecto bacana, que possa ser usado na decoração numa boa. O maior erro da gente, às vezes, quando reciclamos, é não dar um acabamento legal nas peças e a reciclagem acaba ficando com uma cara de improviso. Aí o lixo continua com cara de lixo e as pessoas torcem o nariz. Aquelas bromélias sobrevivem apenas espetadas no galho? Não precisam de mais substrato? Continue na proposta de reciclar! O colorido tá uma graça!

Beijokinhas e ótimo fds!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Maria Reciclona disse...

Oi Ana. Que encanto seu canto!!!!
Tenho certeza que muita coisa legal irá surgir neste espaço especial, cheio de reciclagens lindas e inspiradoras.
Um abraço grande e obrigada pelo convite para vir conhecer de perto seu atelier.

Unknown disse...

Neidinha, muito obrigada pela sua visita e pelo carinho um super bj!
Ana

Unknown disse...

Olá Nadja, como sempre é um super e grande prazer te receber em meu blog, e sabia que mais uma coisa teríamos em comum, a Fida Kahlo e olha quanto a sugestão de por uma foto dela no atelie, ADOREI e vou providenciar e assim que estiver pronta eu te mostro, realmente é uma das coisas que faltam com certeza, obrigada por tecer tantos comentários carinhosos pelo meu trabalho espero que lhe sirva de ideia também, quanto a placa é outra coisa que vc me lembrou que tem que ter e vou fazer uma linda pode apostar!
Um gde bj e que Deus também ilumine seu caminho,para que vc possa alem de criar também vir sempre aqui me visitar.
Um beijaoooooooooo!
Ana Martins

Unknown disse...

Obrigada Paty, pelas palavras graciosas e carinhosas.
Beijos!
Ana Martins

Unknown disse...

Obrigada Lazcris pelo carinho e admiração, fico muito feliz que tenha gostado, e quando quiser aparecer é só vir que a porta estará sempre aberta.
Um gde bj!
Ana

Unknown disse...

Obrigada Marcela, principalmente pelo elogio sobre materiais inusitados, pois são palavras como estas que me da coragem para criar cada vez mais.
UM bj!
Ana Martins

Unknown disse...

OI Luiza, obrigada pelo elogio e concordo com vc em gênero,número e grau,quanto ao ato de reciclar que pra mim eu considero muito difícil ainda mais com o fato de ter acabamento impecável para ter cara de reciclado. Quanto as Bromélias eu não sabia elas são iguais as orquídeas se vc prende-las em árvores, galhos e potes de casca de coco elas vivem numa boa, pelo menos elas já estão presas ali a algum tempo e continuam sempre daquele jeitinho, tenta fazer pra vc e depois me fala!
Grande bj!
Ana Martins

Unknown disse...

Obrigada a vc pela visita, pois um comentário seu é muito sempre bem vindo ainda mais quando é para falar de reciclagens, pois a considero uma mestra!
Abraços!
Ana Martins

Paulo Peltier Fucci disse...

Oi, Aninha! Teu Atelier está uma graça, quando vais me convidar para conhecê-lo? rsrs

Seguinte : estou com um contato de trabalho para você, um amigo meu que quer dar uma revitalizada em um material de demolição. Vou te ligar, ok?

Beijos,
Paulinho

Unknown disse...

Oiiiiiiiiiiiii, quanto tempo! É um grande prazer recebe-lo aqui em meu atelier, vc não precisa de convite, pode vir que eu espero , quanto ao contato com seu amigo vou adorar falar com ele, passa o tels de contato pra ele: Tel: 21.80300066 ou 21.35867911.

Um gde bj do tamanho do seu sorriso!
Ana

madeira em forma disse...

Ana, dar opinião?? Não, dar parabéns, de coração. Lugar lindo ficou, a porta e janela em vermelho ficaram uma arraso. Olha, todos os detalhes, sem exceção, ficaram admiráveis. Quanto capricho! Estou lendo e relendo e vendo as imagens e fico pensando o quanto você mergulha em suas criações. Fico emocionada. E ainda divide a forma como faz tudo. Sei como é difícil preparar uma postagem assim, onde vamos juntando as fotos e reescrevendo as história, os passos para chegar ao resultado de tudo isso.
Também sou sua fã, e a cada dia mais admirando seu talento.
Parabéns! Continue! Acredito que chegamos ao que nosso inconsciente mais deseja.
Beijos

Andréa Cabral de Oliveira disse...

Olá querida Ana,
Lindo, lindo, lindo!!!!
Cores alegres, criações maravilhosas.
Só tenho que parabenizá-la.
Beijo Grande
Andréa Cabral

Ines Wiltshire disse...

Uahuu...que legal montar um atelier assim caprichadinho. Adorei o pratinho com o São José e as cangas no sofá. Onde achou essas peças tão originais? Ficaram ótimas as cores e os objetos que usou para decorar. Claro que virão outros objetos únicos, reciclados e restaurados. Parabéns pela conquista deste novo espaço. Ainda vou montar o meu do meu jeito, falta teeeempo.
Bj...Bj
artemadeiraevida.blogspot.com

Ogmar Costa disse...

Que cantinho mais fofo!!! Amei seu ateliê!!! Bjooo

Mari de Castro disse...

eu amei os detalhes que cantinho mais belo beijos e tudo de bom pra você!

Unknown disse...

Adorei sua visita em meu blog... vou te contar um segredo... nem tudo o que posto lá sou eu quem faz... algumas coisas encontro pela net... mas procuro mostrar para as amigas blogueiras para servir de inspiração. volte sempre... obrigada pelo comentário.

Unknown disse...

Também achei o seu blog genial... admirável o seu trabalho... tenho umas cadeiras velhas e muitas vezes desacredito que dá para restaurar... mas vendo seu trabalho ganhei forças e vou tentar restaura-las.bjs.

Unknown disse...

Tô aqui babando na sua disposição e m realizar o sonho que eu ainda não tive coragem. Parabéns! Vou seguir você.