Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 26 de julho de 2012

RESTAURANDO CADEIRA RÚSTICA COM SISAL


Oi gente!!!!

Quero mostrar a minha mais nova restauração que deixou meus dedinhos em frangalhos...rs...

É esta cadeira rústica com cara de nordestina que eu achei que estava indo pro lixo e acabei pegando em frente a casa da minha vizinha por engano, e bota engano nisso!
Na verdade quando a peguei, ela não tinha nem este encosto de Sisal , estava só na madeira e cheia de problemas coitada, pois os seus amigos mais íntimos eram nada mais nada menos que os Srs Cupins. 


Então a carreguei para o Ateliê rapidinho, só que no dia seguinte veio um outro vizinho falar que a minha querida vizinha Márcia estava atrás de sua cadeira esquecida na frente de sua casa quando ia levá-la para tentar achar alguém que a empalhasse. 
Nossa! Fiquei com muita vergonha e lá fui eu conversar com a minha vizinha e lhe pedir desculpas pelo engano quase roubo...hehehehe....
Mas estava com sorte, ela foi uma fofa, pois quando eu contei que a tinha pego por engano e que meu objetivo era restaurá-la, a Márcia riu e chegamos num acordo.
Pedi que não levasse a pobrezinha embora, que me desse uma oportunidade de concertá-la e caso  conseguisse, em vez de pagar  a uma outra pessoa, que pagasse a mim.
Abusada né?!

Não tinha mais jeito, o negócio era encarar o desafio:
Primeiro eu passei querosene e a deixei fechada em um saco durante 30 dias, depois eu pintei com seladora e comprei um rolo de 30 metros de sisal  para começar o trabalho.
O encosto como vocês podem ver foi mole, era só ir passando em volta das duas madeiras e finalizar com um nó bem apertado.


Em seguida parti para o assento!
Ah..., mas o assento, este foi um verdadeiro quebra cabeça que eu consegui fazer da seguinte forma: Comecei pela lateral onde dei 4 voltas enrolando cada lateral e intercalando com 5 voltas de forma comprida que ia de uma madeira a outra ficando um espaço como mostra a foto. 


Depois inverti para as costas da cadeira onde comecei a dar 5 voltas entrelaçando entre os espaços , primeiro por cima e depois por baixo, foram 5 vezes repetidamente passando por cima que após se invertia passando por baixo, de uma ponta a outra.


Ficando assim toda trançada em forma de quadrados.


Mas apesar do pedido ter sido só para empalhar, não podia parar, resolvi dar mais uma lixada na cadeira no sentido das veias da madeira para realçar.



Passei uma cera e ilustrei com bastante carinho, que a deixou assim bem exibida como mostra a foto a baixo.



E por fim ai esta ela na porta do ateliê, pronta para ir embora e quase sem se despedir, me deixando na saudade...snif...snif...


Bom, pelo menos cumpri o trato, espero sinceramente que a Marcinha goste, pois não posso esquecer que quase roubei a bichinha dela sem saber achando que estava indo pro lixo...rs...

O que acharam ???? Será que a minha vizinha vai gostar????

Fala!Fala! adorarei sua opinião!

Espero também ter dado uma luz de como empalhar uma cadeira com sisal, mas se preferir trazer a sua para que eu possa fazer, fique tranquilo, prometo que não vou ficar com ela.


:-)

28 comentários:

Leandro Souza disse...

Muito bom Ana Parabéns!!!! Gostei muito da ideia de fazer o assento e o encosto de sisal, ficou muito bonito. Você é uma verdadeira artesã!!! Mais um objeto que iria para o lixo e que se transforma em outro de muito bom gosto!!
Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo belo trabalho!
Leandro Souza...

http://lesuso.blogspot.com.br/

Lucia Bara disse...

Com certeza ela vai amar!
A restauração ficou perfeita Ana, mas eu ainda colocaria algum detalhe em cor pra dar aque tcham.
Beijos

Unknown disse...

Poxa Leandro muito obrigada pelo parabéns, fico feliz que tenha gostado e espero que seja mais uma dica para o seu trabalho , pois vc tambem é uma pessoa que ta,brm tem otimas ideias.
gde bj!
Ana

Unknown disse...

Lucia que bom pela força pois vou entrega-la hj, quanto a cor realmente seria mais um tchan,. vou ate propor sua ideia a dona da cadeira, obrigada pelo carinho e gde bj!]
Ana

Unknown disse...

Aninha q graça e q trabalho, nao doeu a mão não? Ficou bem legal a sua cadeira!! - como sempre , resultado DEZ!!

Unknown disse...

claro que doeu e muito!Dedinho então achei que encolheram com certeza...kkkkkkk.....,mas mesmo asim obrigada pelo carinho, a força, e o DEZ, porque este não tem preço!
Um beijo do tamanho do Mundo pra vc que tb faz coisas lindas!
Ana

Nadja disse...

Ana,

Acrescentei o seu blog na minha lista de favoritos. Acabei de fazê-la, pois eu ainda não tinha. Obrigada pela gentileza de fazer o mesmo comigo! ;)
Amiga, mas que cadeira linda, hein? Adorei! Parabéns pelo seu trabalho caprichado!
Aconteceu o mesmo comigo, tempos atrás. Encontrei uma mesinha de canto indo para a lixeira do meu condomínio. Na verdade, ela já estava lá.
Eu nem sabia o que era reciclar móveis, mas como gostei da peça, catei e trouxe para o meu apê.
Do meu jeito, naquela época, sem saber nada com coisa alguma, reciclei a mesinha que tenho até hoje.
A hora que a minha amiga veio em casa e viu a mesinha ficou com cara de pão amanhecido e disse para mim: Essa mesinha era minha...
Respondi: Era, porque agora é minha. Bobeou, dançou!
Eu nem sabia que a mesinha era dela...rs
Ah, acabei de encontrar um belo achado, é assim que chamo as minhas descobertas maravilhosas! Amanhã postarei o que encontrei, porque agora vou dar um trato na peça.

Ótimo finde!

Bjksss

Patrícia Gonçalves disse...

Acho o sisal um material bem rústico e fica lindo trançado, adorei a restauração!
Parabéns

bjs
Paty

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK....
Só vc Nadja!
E eu tenho certeza absoluta que ela perdeu uma super mesinha mesmo!
Por isso que te sigo pois seus grandes achados são verdadeiros tesouros!
gde bj!
Ana

Unknown disse...

Oi Paty,
Pelo visto compartilhamos dos mesmos pensamentos quanto ao sisal . mais não podemos esquecer que eles já não pensam o mesmo para os nossos dedinhos...rs!
Obrigada Paty!
Bjs!
Ana

Nadja disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Mallmann disse...

Olá Ana...

ficou super bacana sua cadeira! Mas me diz: o sisal não vai ceder muito na hora de sentar? Eu ainda teria pintado a cadeirinha... hahaha.. o bicho da tinta me mordeu seriamente!!! Estou adorando seu blog! Obrigada pelo carinho no meu cantinho!!

Super beijo e semana linda!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Nadja disse...

Ana Martins...

É assim que deve ser chamada! Seu nome em conjunção com o sobrenome que tem, soa bonito, forte.
Não pense que esse trabalho que criou foi o primeiro e único que vou postar no meu cafofo, outros seus virão com certeza, pois você é uma jovem talentosa e modesta.
Apesar do meu espaço ter poucos membros, é muito visitado por gringos, sei disso. E, certamente, verão os seus trabalhos também.
Desejo que continue nesse caminho com muito amor e carinho, pois é assim que a Arte deve ser encarada, antes de tudo, não é verdade?
O que eu encontrar de interessante, que tenha realmente a sua cara, repassarei o link, tá?
Obrigada pelos elogios! Devolvo a você em dose dupla!
Deus a abençoe sempre com muito sucesso!

Bjksss

Maria Reciclona disse...

Oi Ana. Adorei receber sua visita e seu comentário tão gentil. Aceitei o convite e vim conhecer se perto seus trabalhos também. Fiquei encantada com o que vi por aqui e quero lhe parabenizar por este trabalho de restauração tão cheio de capricho. Deixo um abraço e espero que volte sempre ao Maria Reciclona. Até breve.

Mary disse...

Oi Ana, obrigada pela visita e por me seguir. Já estou te seguindo também. Menina, você é profissional, você arraza e quando alguém quiser fazer uma trabalho bacana vou te indicar.
Eu ainda estou engatinhando rsrs. Parabéns, belos trabalhos.
Bjos
Mary - MaryArt

Unknown disse...

Olá Maria reciclona,eu que adorei a sua visita pois seu blog realmente é espetacular e eu vou querer acompanhá-lo sempre, muito obrigada pelo carinho do retorno e apareça sempre pois vc será sempre muito bem vinda.
Gde bj!
Ana

Unknown disse...

Ah gentileza sua,seu trabalho tb é ótimo e vc tem coragem para criar isso já é um gde começo, muito obrigada pela visita e pelo que percebi já esta andando a muito tempo , engatinhar que nada,humildade sua!
Um bj do tamanho de suas criações e sucesso para nós duas!
Ana

Unknown disse...

Bom Luiza eu espero sinceramente que não, e torço mesmo para n ceder, pois ela logo ,logo estará com a sua dona e sabe, quanto dar uma corzinha na cadeira eu acharia o máximo, mas manda quem pode e obedece quem tem juizo,quem sabe um dia eu dou sorte de achar uma dessas pra mim para que eu possa pintar o sete com ela.Obrigada pela sua visita e um beijo bem colorido pra vc!
Ana

Ines Wiltshire disse...

Excelente trabalho de solução criativa e execução. Também tenho dúvidas sobre a durabilidade do sisal como assento. Mas como o tempo de durar para sempre já era. Ficou ótimo!
Bj...Bj
artemadeiraevida.blogspot.com

Unknown disse...

Obrigada Ines e valeu o comentário que o tempo para durar para sempre ja era, mas olha eu to acreditando que dure viu!?Pode apostar!Um beijão!
Ana

Silvana Cotrim disse...

Lindona a cadeira!! Bem rustica. O sisal dura bastante e é bem resistente.
Antes de eu me aventurar pelo artesanato tive 3 cadeiras que duraram muuuuuuuito. Deu problema na madeira mas o sisal estava firme e forte.
Quanto a cor, falta algo, mesmo, mas não pintaria a cadeira (adoro a cor da madeira). Quem sabe entremear umas fitas ou uma faixa de chita no sisal???
Parabéns pelo ateliê. Sucesso sempre. Abraços.

Unknown disse...

Silvana acho realmente a ideia de entremear chita no sisal um barato realmente daria mais um tchan no trabalho, mas não teve jeito a cadeira foi entregue e a dona adorou, quem sabe eu não uso esta ideia na próxima.Muito obrigada pela dica e pelo carinho, um gde bj!Ana

Anônimo disse...

Oi Ana. Sou amiga da Marcinha e achei o máximo a cadeira dela que você restaurou. Seu trabalho ficou lindo. Sou apaixonada por pintura e reciclagem, mas não sei fazer…será que você poderia me dar aulas??

Meu e-mail é luanda.ribeiro@uol.com.br.

Aguardo sua resposta..Beijos e parabéns pelo trabalho

Unknown disse...

Claro Luanda, sera um é só vc me trazer um projeto que podemos conversar, e sua visita ao ateliê seria muito importante!aguardo sua resposta!
bjs!
Ana

Anônimo disse...

Olá Ana, parabéns pelo trabalho.
Tenho aqui uma estrutura de cadeira que era de praia, e estou pensando em fazer o mesmo com sisal, envolver toda a estrutura e depois fazer o encosto com o acento, o que acha da idéia?

Tenho 2 estruturas, vou fazer uma foto de como está agora e depois o andamento.

Preparando os dedos aqui..rsrs

Leila Fernandes - Jacareí SP
leyla_fernandes@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Although ladіeѕ аre thе ones mοst frequently affected by strеtch mаrks, guys arе аffliсteԁ ωith them also.


Look into my homeρаge; ulyo.istanbul.edu.tr

Anônimo disse...

Τhe signаls conneсt with cоncentrated nerve ρlaces, whіch in turn spread
the signаl to the ωhole abdominal rеgion.


Have а loοκ at mу weblοg :
: Flex Belt Reviews

Anônimo disse...

The fleх waistbanԁ гequіres a loaԁ οf сustοmers.


Take a loοk at my web blog www.prnewswire.com