Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

NÃO DESISTA DE SEU ARMÁRIO TRAGA-O DE VOLTA A VIDA!


Ufaaaaaaa! Olha eu aqui de novo...


Gente, já que o trabalho é muito e  o dinheiro é pouco, nada melhor que compartilhar né!?

Depois de um mês de muito trabalho quero dividir duas formas de poder trazer seu armário de volta á vida,que eu aprendi e que foi o que eu estava fazendo com dois armários embutidos, que as donas, receberam a sugestão de exterminá-los por estarem em precárias condições, e que se negaram em fazê-lo por acreditarem em seus potenciais,  e olha só, quanta madeira iria pro lixo se não fosse a bendita da " ...Ai que penaaa...! " ,  ou então, " ..Não tenho mais dinheiro!Será que dá pra gente dar um jeito???"

E aí  vão as respostas, mas primeiro vamos as histórias?!


ARMÁRIO 1:

material usado- lixa de madeira, 1/4 de seladora, 3/4 verniz marítimo incolor com brilho, uma garrafinha de 350ml de betume, cola branca, aguarrás 2 lts de 500ml, resto de pó da madeira do próprio armário e  quatro dobradiças novas.

Este está em um apartamento que a minha grande amiga do coração Flavicha, acabou de comprar e a corretora que o vendeu falava o tempo todo pra ela:


... Olha se vc quiser, podemos arrancar esta coisa velha e horrorosa daí, porque não serve mais pra nada , e o negócio é arrancar tudo da parede e  jogar no lixo !... 

E ela por não ter mais muito dinheiro,  ficar com pena e acreditar no pintinho feio, logo me chamou o que  foi a salvação do coitado, rs!

 E aí começam os trabalhos:


Além das portas caídas, retirei todas as outras para facilitar , enumerei tudo com um lápis para saber de que local eram e guardei todas as peças em um pote para não perde-las.


Retirei aqueles papéis de presente antigos colados nas prateleiras
irkkkkkkk


Lixei tudo (pode ser na mão, mas se tiver uma máquina de lixar pequena já vai ajudar bastante), comecei com a lixa mais grossa n 80 e para finalizar  a mais fina, n 120, para os grandes buracos juntei o pó da madeira que caiu nos cantos, coloquei em um pote e misturei com cola branca até ficar como uma massa que possa pegá-la com espátula e tapei os grandes buracos, para os pequenos e espaços a serem rejuntados, fiz outra massinha  usando o pó misturado com a seladora, que deixa da mesma cor e não precisa comprar massa de madeira.



***OBS>>>Vale sempre a pena juntar  o pó durante o trabalho de lixamento da madeira, para não ficar com muita diferença na cor do que será concertado, pode acreditar. 


Depois de tudo tapado e seco após 24 hrs, lixe novamente e limpe com aguarrás o móvel todo , não use pano molhado e nem outro produto já que o verniz e seladora tem como base a aguarrás pois pode correr o risco de empolar a madeira estragando todo trabalho que virá por vir ou pode deixa-la cheia de bolhas ou manchada, devido a incompatibilidade dos produtos, passe uma demão de seladora e espere o tempo indicado de secagem, eu geralmente vou descansar e volto no dia seguinte...rs!



Como este armário estava com duas cores, de um lado um vermelho quase preto tipo mógno misturado com jacarandá de um lado e um castanho meio que cerejeira devido o desbotamento com o sol e o tempo do outro, eu dilui um pouco de betume com aguarrás e passei no móvel inteiro para dar um tom meio termo tirando um pouco do vermelho e escurecendo  o que estava claro esperei secar durante 1 hora e apliquei 3 demãos de verniz no armário todo por dentro e  por  fora, recoloquei as dobradiças, portas e prateleiras , que eu sugiro vc ter um ajudante para segurar as portas enquanto são recolocadas pois é um pouco difícil.





E PRONTO! OLHA O BONITÃO NA AVENIDA AÍ GENTE!!!!!!!!















ARMÁRIO 2:

Esse é do meu vizinho e  deu até vontade de chorar, pois estava todo estragado devido uma chuva que escorreu pelo telhado a um tempo atrás, pareceu até que ele chorou também.

Neste, o material usado já foi outro, pois tinha trabalho de marchetaria e colagem de folha de madeira, que são  feitos com cola de contato e precisa de reduthor para limpá-los, o que não é compatível com a aguarrás, então, esquecemos todos os outros produtos anteriores e passamos a usar verniz e seladora a base de nitrocelulose que apesar de dar o mesmo trabalho, na hora da secagem é muito mais rápido, só fazendo pra ver, vc vai ficar boba,  agora o cheirooooo, nossa ! Tem de ter máscara viu?!

Material comprado:

2 lts de 1/4 de verniz a base de nitrocelulose, 2 lts de seladora a base de nitrocelulose, 2 lts de reduthor 500 ml, lixas de madeira ns 80/100/120 e o resto do trabalho retirando a parte de betume, foi igualzinho, e  por isso para  não encher a sua paciência que deve ser guardada para o seu lindo armário futuro, eu só vou postar as fotos do antes e do depois tá?!

Então, dá uma olhada e vê se gosta???
ANTES




 DEPOIS...





E pronto só falta a vizinha concertar a parede.

Agora, sem mais blá, blá, blá, dá uma comentada do que vc achou, sei que as cores são a última moda, mas a idéia aqui  foi só mostrar que madeira sempre tem vida e que ás vezes, da pra ter o que já se teve antes, e que se depender de vc basta reciclar sem precisar reinventar.
Vai lá, cria coragem, faz o seu, não é caro não, agora se preferir, me chama que eu vou tá?!

:-)

Postar um comentário